Melhore AINDA MAIS sua Fotografia de Alimentos com Rebatedores
- Douglas
- 31 de jan.
- 2 min de leitura

Nem sempre o excesso de luminosidade na fotografia de alimentos é a melhor solução para obter resultados profissionais e que não exagerem demais o brilho ou as cores na imagem.
Muitas vezes, o ideal é utilizar rebatedores para complementar a luz principal (seja natural ou artificial) ou reduzir o excesso de sombras no alimento ou bebida.
Mas o que são rebatedores?
São superfícies planas que rebatem e preenchem algum espaço na imagem que não esteja sendo iluminada diretamente por uma fonte de luz. Existem basicamente 3 tipos de rebatedores: branco, prata e dourado. Neste post, vamos falar especificamente sobre o rebatedor dourado.
Rebatedores dourados podem ser usados para acrescentar um tom mais "quente" na foto e controlar a exposição da foto em determinados pontos. São muito utilizados para fotografia de produtos como garrafas de bebidas e alguns drinks criando um aspecto mais "aconchegante" na imagem como um todo.

Placas recortadas de papel laminado dourado
Na foto abaixo, utilizei uma pequena placa de cartolina (pode-se utilizar isopor também) para manter o papel laminado dourado (ou papel de presente dourado) mais rígido e poder apoiá-lo com mais facilidade na superfície.

Rebatedor dourado posicionado lateralmente
E por se tratar de uma imagem com copo de vidro, não foi necessário uma placa grande de papel dourado, pois apenas um leve reflexo do papel foi usado para ressaltar o contorno de um dos lados do copo, dando uma aparência mais volumosa ao objeto.
Fotos COM e SEM o uso do rebatedor dourado
Canon T6i | f/3.5 | ISO100 | @35mm | 1" Canon T6i | f/3.5 | ISO100 | @35mm | 1/2"
No entanto, se você deseja iluminar uma área maior da imagem com a cor dourada, pode utilizar um rebatedor circular como este abaixo. Mas atente-se para não causar pontos de luminosidade em excesso na foto. Procure manter a cor geral da imagem balanceada e evitar brilhos indesejáveis.

Rebatedor circular
É importante testar diferentes posições, tamanhos e a distância entre o rebatedor e o assunto principal da foto para alcançar a intensidade ideal e o aspecto que pretende criar em seu prato, bebida ou produto.

Aqui estão seis vantagens de usar rebatedores e difusores para fotografar alimentos:
Controle da Luz – Rebatedores ajudam a direcionar e suavizar sombras, enquanto difusores espalham a luz de forma uniforme, criando um efeito mais natural e equilibrado.
Redução de Contrastes Excessivos – Difusores suavizam a luz dura de fontes diretas, evitando sombras muito marcadas e garantindo uma aparência mais delicada nos alimentos.
Realce de Texturas e Detalhes – O uso correto de rebatedores pode destacar a textura dos alimentos, tornando a imagem mais apetitosa e tridimensional.
Versatilidade e Facilidade de Uso – Rebatedores e difusores são leves, fáceis de transportar e podem ser usados em diversas configurações de iluminação, tanto com luz natural quanto artificial.
Baixo Custo e Grande Impacto – Comparados a equipamentos de iluminação profissional, esses acessórios são acessíveis e oferecem uma melhoria significativa na qualidade das fotos.
Aparência Natural e Atraente – A luz difusa gera um efeito mais suave e orgânico, mantendo as cores vibrantes e naturais dos alimentos sem reflexos exagerados.
Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.