Qual o Melhor Programa para Edição de Fotos de Comida?
- Douglas
- 9 de fev.
- 3 min de leitura

Atualmente, existem diversos aplicativos para smartphone e softwares de edição de imagens que podem ser usados para editar fotografias de alimentos e bebidas.
Alguns possuem mais recursos de edição e são mais complexos enquanto outros são mais intuitivos e simples de trabalhar.
Há os que estão disponíveis gratuitamente ou que são pagos através da compra de uma licença de uso perpétuo ou através de uma subscrição periódica.
Também, existem os aplicativos para smartphone, tanto grátis quanto pagos, repletos de filtros, com ajustes básicos e avançados, entre outros recursos de edição e publicação.
E qual é o melhor para que eu possa editar minhas fotos? Aquele que estiver ao seu alcance e que se adapte melhor ao seu estilo de edição!
Saiba que nem sempre programas pagos são os mais eficientes para o seu tipo de trabalho, ainda mais se você estiver começando a se familiarizar com fotografia ou edição de imagens. Existem diversos programas gratuitos online como o Pixlr Editor onde é possível utilizá-lo para edição de imagens, aplicação de filtros e ajustes de correção de cor e luminosidade.
Para smartphones, alguns dos mais populares são o Afterlight (grátis) e o Foodie (grátis), sendo este último voltado para edição de fotos de comida com alguns filtros específicos.
Mas se você preferir um programa específico de imagens, com mais recursos e possibilidades na hora da edição, nada como o Adobe Photoshop e o Adobe Lightroom. Ambos possuem ferramentas avançadas, recursos básicos e complexos, filtros e a total liberdade em manipular suas fotos da forma que preferir. No site oficial da Adobe é possível utilizar os programas para avaliação gratuita por tempo limitado e explorar seus recursos.

Além desses, programas como o Capture One e Affinity (ambos pagos) podem ser uma boa alternativa para editar suas fotos, dependendo de suas necessidades e opção de aquisição para trabalho.
Independente do programa ou aplicativo que escolher, o que importa é que se sinta confortável com as ferramentas disponíveis em cada um deles e saiba utilizá-las para um melhor aproveitamento de suas fotos de comidas e bebidas.
Aqui estão algumas formas básicas de editar fotos de comida, tanto no computador quanto no celular:
No computador:
Corte e Ajuste de Composição:
Use ferramentas como o crop (corte) para melhorar a composição e destacar o prato.
Ajustes de Iluminação e Contraste:
Alterar o brilho, contraste e exposição para garantir que a comida tenha a aparência mais atraente possível.
Nitidez e Detalhamento:
Aplique sharpness (nitidez) para destacar os detalhes e texturas da comida.
Correção de Cores:
Ajuste as cores usando os controles de balanceamento de branco e tonalidade para que as cores da comida fiquem mais vibrantes.
Retoques Locais:
Utilize ferramentas de clonagem ou pincel de retoque para remover imperfeições ou distrações no fundo.
Filtros e Efeitos:
Aplique efeitos sutis para dar um toque estilizado ou vintage, mas sem perder a naturalidade dos alimentos.

No celular:
Filtros Pré-Definidos:
A maioria dos aplicativos de edição de fotos (como Instagram, Snapseed ou VSCO) oferece filtros que ajudam a melhorar a aparência de suas fotos rapidamente.
Ajustes de Brilho e Contraste:
Alteração de brilho, contraste, saturação e sombras para realçar os elementos da comida.
Efeitos de Bokeh:
Use ferramentas que criam efeitos de desfoque para destacar o prato contra o fundo (geralmente disponível em apps como Instagram ou AfterFocus).
Correção de Cor:
Ajuste o equilíbrio de branco, a temperatura de cor e a saturação para dar à comida um aspecto mais fresco.
Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.